Exercícios Sobre O Espaço das Cidades - Geografia

Questões de Vestibulares Sobre: O Espaço das Cidades - Geografia

01. FGV 2009 Observe a imagem, que apresenta um fato comum encontrado em grande parte das médias e grandes cidades brasileiras na década de 1990.


Decorridos mais de 10 anos entre o momento da foto e os dias atuais, pode-se afirmar que o planejamento urbano, no Brasil, é:

a) uma realidade evidente que, de certo modo, consegue reduzir o apartheid urbano. 
b) considerado renovador porque está sempre transformando as áreas centrais das cidades. 
c) incipiente porque não consegue corrigir as distorções criadas pelo crescimento desordenado. 
d) resultado do amadurecimento e mobilização da sociedade que reivindica melhorias na infraestrutura.
e) responsável por um rígido controle do crescimento urbano, via fiscalização do Estado.


02. UEG 2010 
"Invadindo espaços"
As cidades que antes serviam para abrigar os cidadãos, hoje são o ambiente típico dos automóveis.
Nos países em desenvolvimento, a ação do poder público em favor do automóvel foi e tem sido tão eficaz que fica cada vez mais difícil para os moradores das cidades viver com um mínimo de conforto sem um automóvel particular. Só os que, em razão do seu padrão de renda, não podem almejar ter um carro sujeitam-se ao ineficiente sistema de transporte público. Neles perdem várias horas do dia, muitos dias por ano, alguns anos de vida.
Se as condições fossem outras, se o transporte público fosse mais eficiente, menor seria a parcela de renda que boa parte da população precisa reservar para compra e manutenção de um carro particular, menores seriam as demandas por investimentos públicos no sistema viário, maiores seriam as disponibilidades da renda pessoal para outras atividades, incluindo lazer, e maiores seriam os recursos que o poder público poderia destinar para melhorar a qualidade de vida de uma população.

De acordo com a análise do texto acima, é CORRETO afirmar:

a) o elevado custo, os problemas de congestionamento das grandes cidades (ônibus, automóveis, caminhões) são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica nos centros urbanos, ocasionando a redução na qualidade de vida da população.
b) a baixa tarifa do transporte urbano é um incentivo ao trabalhador, independentemente do tempo gasto para o deslocamento entre a casa e o trabalho, o que resulta em ganho no orçamento no final do mês.
c) a qualidade do transporte coletivo urbano, fruto de estratégias de planejamento, acaba por estimular a utilização do transporte coletivo, diminuindo o número de veículos nos grandes centros urbanos.
d) a crescente preocupação com o planejamento urbano pelos órgãos oficiais do governo tem trazido melhorias na condução do tráfego e a diminuição dos custos na infraestrutura viária.


03. Enem O trânsito nas grandes cidades se transformou em problema que exige criatividade e pesados investimentos. A multiplicação dos acidentes, congestionamentos quilométricos e a poluição urbana, por exemplo, preocupam a sociedade. A indústria, por sua vez, teve de investir tanto em segurança ativa, facilitando o controle do veículo pelo motorista, quanto passiva, a fim de diminuir as consequências dos sinistros. A preocupação ambiental engloba também o trânsito, mas uma solução efetiva nessa área não pode se restringir à escolha de combustíveis pouco poluentes. A escritora Raquel de Queiroz, fazendo uma reflexão bem-humorada, em artigo da revista “O Cruzeiro”, desafiava o leitor a imaginar como seriam as cidades da década de 1970 com carruagens puxadas por cavalos: “a poluição causada pelos excrementos dos animais literalmente sufocaria a todos”. 

Disponível em: http://www.primeiramao.com.br Acesso em: 20 set. 2008 (adaptado) 

Com base no texto acima e na situação atual do trânsito, infere-se que:

a) os acidentes eram mais frequentes na época das carruagens, devido à falta de segurança nos transportes. 
b) as carruagens à tração animal em circulação têm alto impacto ambiental. 
c) o número de veículos em circulação nas grandes cidades é parte importante do problema. 
d) a segurança no trânsito se alcança com base numa escolha responsável da matriz energética. 
e) a solução para os problemas ambientais da atualidade é o retorno a meios de transporte antigos.


04. Fuvest

A charge acima, satirizando uma situação problemática, comum às grandes cidades, sugere a:

I. importância da circulação para a dinâmica das atividades urbanas, exigindo da municipalidade a produção de soluções. 
II. hegemonia do automóvel particular frente ao transporte público coletivo, resultando em entraves à fluidez do tráfego viário. 
III. ausência de instrumentos legais de planejamento urbano, impedindo o processo de metropolização. 

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.


05. PUC-RS INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas referentes às favelas no Brasil.

I. A existência das favelas está relacionada diretamente ao desequilíbrio entre baixa oferta de imóveis para compra e alta demanda de mercado.
II. A ocupação desordenada das favelas degrada o meio físico e causa problemas ambientais.
III. O aumento das favelas está associado ao ingresso, nas últimas décadas, de latino-americanos e asiáticos, que entram ilegalmente no país.
IV. O êxodo rural e os baixos salários pagos nas áreas urbanas auxiliam a explicar o aumento das favelas.

As afirmativas corretas são, apenas,

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.


07. Uerj O contraste entre as fotos abaixo é um exemplo das transformações por que passou a cidade do Rio de Janeiro em mais de meio século. Dois processos fundamentais que contribuíram para essas transformações são:


a) mudança da capital para Brasília, em 1960, e criação das zonas administrativas, em 1978
b) constituição da Região Metropolitana, em 1945, e renovação urbana com o Rio Cidade I, em 1980
c) verticalização acentuada, a partir dos anos 1950, e difusão do transporte rodoviário, a partir dos anos 1960
d) ampliação de moradias na periferia, a partir dos anos 1970, e expansão urbana da Zona Oeste, a partir dos anos 1980


08. Uerj 2007

TREM DA CENTRAL
Empurra pra entrar dez mil
nesse trem da Central do Brasil
Eu já vou na porta pra saltar em Bangu
sei que vou ser chutado e pisado pra
chuchu
No outro dia não saltei onde moro
me chutaram do trem na estação de Deodoro
(...)
(César Cruz / Silvinha Drumond - 1959)


AVENIDA BRASIL, TUDO PASSA, QUEM NÃO VIU?
De lá pra cá, daqui pra lá eu vou (ah, como vou)
Com meu amor vou viajando nessa Avenida
pela faixa seletiva no sufoco dessa vida
tudo passa, quem não viu?
Uma confusão de coisas assim é a Avenida Brasil
Linha Vermelha vem cortando a Maré (...)
Do importado à carroça o contraste social
Nesse rio de asfalto o dinheiro fala alto
É a filosofia nacional (...)
(Jefinho / Dico da Viola / Jorge Gannen - 1994)

Tanto a marcha do carnaval de 1959 quanto o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel de 1994 fazem referência às condições da circulação urbana na cidade do Rio de Janeiro. Uma característica associada aos meios de transporte preservada durante o tempo decorrido entre os dois momentos retratados e sua consequência urbana são:

a) estatização do sistema de transporte - intensificação da ocupação da periferia
b) longa duração dos movimentos pendulares - aceleração do processo de favelização c) prioridade para o transporte de massa - incentivo ao processo de segregação urbana
d) custo elevado de tarifas - concentração espacial de comércio e serviços na Área Central


09. UFG 2008 Considere a seguinte situação:

Em fevereiro de 2007, após vários dias chuvosos, na região Sudeste do Brasil, ocorreram diversos processos relativos a movimentos de massa. O bairro “Paraíso” foi um dos lugares com maior número de vítimas, entre fatais e feridos. Esse bairro localiza-se numa área desprovida de vegetação, com declividade acentuada, vertentes longas e retilíneas, solos pouco profundos e grande densidade de construções civis. Num período de curta duração, observou-se uma significativa diferença entre o solo que foi movimentado juntamente com os destroços das casas e o material que permaneceu no local.

Tendo por referência as características físico-naturais da área e a forma de uso e ocupação do solo, verifica-se que o movimento de massa responsável pelo fenômeno expresso no texto refere-se ao:

a) assoreamento.
b) desmoronamento.
c) rastejamento.
d) escorregamento.
e) solapamento.


10. Fatec-SP Nos últimos anos, ocorreram mudanças no padrão migratório brasileiro. As metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente. Entre as causas desse fato, pode-se citar: 

a) o maior controle por parte do Estado brasileiro para inibir o crescimento descontrolado das cidades. 
b) a criação das frentes pioneiras no Sul do país, que representam grande potencial de empregos na zona rural. 
c) a redução das históricas diferenças econômicas entre as regiões, graças à modernização das atividades agrícolas. 
d) a descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões. 
e) o empenho de órgãos, como o IBGE, que tentam promover o aumento das densidades demográficas no interior do país.


11. Unifesp-SP No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram: 

a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto. 
b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. 
c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 
d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba. 
e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.


12. PUC-SP É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que: 

a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo. 
b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multi municipais. 
c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte. 
d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana. 
e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.


13. FURG Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego estão diretamente relacionados à existência de que tipos de habitação? 

a) Favelas e condomínios. 
b) Favelas e cortiços. 
c) Mansões e vilas. 
d) Vilas e bairros. 
e) Lugarejos e condomínios

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