Exercícios Sobre Redes e Hierarquia Urbana - Geografia

Questões de vestibulares sobre Redes e Hierarquias urbanas

01. ENEM 2009 As cidades não são entidades isoladas, mas interagem entre si e articulam-se de maneira cada vez mais complexa à medida que as funções urbanas e as atividades econômicas se diversificam e sua população cresce. Intensificam-se os fluxos de informação, pessoas, capital, mercadorias e serviços que ligam as cidades em redes urbanas.

Sobre esse processo de complexificação dos espaços urbanos é correto afirmar que:

a) a centralidade subterrânea das pequenas cidades é função da sua capacidade de captar o excedente agrícola das áreas circundantes e mantê-lo em seus estabelecimentos comerciais.
b) as grandes redes de supermercados organizam redes urbanas, pois seus esquemas de distribuição atacadista e varejista circulam pelas cidades e fortalecem sua centralidade.
c) as capitais nacionais são sempre as grandes metrópoles, pois concentram o poder de gestão sobre o território de um país, além de exportarem bens e serviços.
d) o desenvolvimento das técnicas de comunicação, transporte e gestão permitiu a formação de redes urbanas regionais e nacionais articuladas a redes internacionais e cidades globais.
e) a descentralização das atividades e serviços para cidades menores ocasiona perda de poder econômico e político das cidades hegemônicas das redes urbanas.

02. Unemat-MT 2010 O processo de urbanização e de industrialização gerou a concentração das atividades comerciais e dos serviços mais importantes em algumas cidades, acumulando capital e poder político nesses espaços urbanos, chamados de:

a) conturbação 
b) metrópoles 
c) megalópoles
d) cidades globais
e) redes urbanas.

03. Ibmec-RJ 2009 O processo de urbanização dos espaços geográficos mundiais vem se intensificando nas últimas décadas. Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A urbanização no fim do século XX foi marcada por profundas diferenças entre o nível de vida dos habitantes de países ricos e o de países pobres e pela existência de duas novas categorias na hierarquia urbana: as cidades globais e as megacidades.
b) As duas metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, exercem uma polarização sobre todo o território nacional, praticamente comandando a vida econômica e social da nação.
c) Nos países desenvolvidos, o crescimento das cidades e a importância que elas passaram a ter na vida das sociedades se consolidaram com a Revolução Industrial e o estabelecimento da indústria como atividade essencialmente urbana.
d) O processo de urbanização dos países subdesenvolvidos começou após a Segunda Guerra Mundial; alguns países industrializaram-se e atraíram elevado contingente populacional para as cidades.
e) Na atualidade, a urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos é processo independente, principalmente devido ao isolamento geográfico dos espaços mundiais e à ausência de conexão das redes urbanas.

04. Uerj 2004 As figuras identificadas pelos números 1 e 2 correspondem, respectivamente, às seguintes formas urbanas:
a) megacidade e megalópole
b) megacidade e cidade global
c) região metropolitana e megalópole
d) região metropolitana e cidade global

05. UFPel 2005 O processo contemporâneo de urbanização tem produzido uma série de espaços característicos, que evidenciam as transformações sociais. A rede urbana é um sistema de cidades formado pela conexão dos sistemas de transporte e das comunicações entre cidades, por onde ocorre o fluxo de pessoas, mercadorias, informações e capitais.Assim, nos diferentes países e regiões do mundo, podem ser observados, por exemplo, espaços como os caracterizados a seguir.

I. Conjunto de cidades conurbadas ligadas pela expansão da periferia da malha urbana, nas quais se observa um município-núcleo.
II. União entre duas ou mais metrópoles, com integração do fluxo de pessoas, capitais, informações, mercadorias e serviços.
III. Cidades que são sedes de importantes empresas com grande tecnologia, conectadas aos fluxos do espaço mundial.
IV. Cidades ou aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes.

Com base em seus conhecimentos e nas informações anteriores, é correto afirmar que os espaços acima se referem, respectivamente, a:

a) conurbação, megalópole, metrópole nacional e cidades globais.
b) metrópole, região metropolitana, cidades globais e megalópole.
c) metrópole, megalópole, cidades globais e megacidades.
d) megalópole, cidades globais, capitais nacionais e metrópole.
e) região metropolitana, conurbação, capital regional e megacidades.

06. PUC-SP 2009 É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:

a) não são aglomerações tão grandes como as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.
b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.
c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.
d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.
e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

07. Unifesp 2009 No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:

a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.
b) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
c) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
d) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.
e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

08. Uerj A análise da tabela permite estabelecer uma associação entre demografia e hierarquia urbana que pode ser formulada corretamente como:

a) o país desenvolvido com maior população urbana abriga a metrópole mais rica
b) a concentração de riqueza não apresenta relação direta com a população absoluta
c) as megacidades são encontradas sobretudo na rede urbana dos países centrais
d) os aglomerados urbanos mais ricos não se localizam nas grandes megalópoles do planeta

09. Fuvest
O mapa acima retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, as megacidades. Sobre megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que:

a) a maior do mundo, Tóquio, teve vertiginoso crescimento após a Segunda Guerra Mundial, em razão do expressivo desenvolvimento econômico do Japão nesse período.
b) as latino-americanas cresceram em razão das riquezas geradas por atividades primárias e do dinamismo econômico decorrente de suas funções portuárias.
c) a maior parte delas localiza-se em países de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a índices expressivos de crescimento vegetativo e êxodo rural.
d) as localizadas em países de economia menos dinâmica cresceram lentamente devido à expansão do setor primário.
e) as localizadas no Oriente Médio são expressivas em número, em razão do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo.

10. Fatec Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.

I. Embora os números referentes ao processo de urbanização possam conter algumas distorções, resultantes das metodologias utilizadas, é inegável l que entre as décadas de 1950 até 1980 o Brasil passou de forma intensa por esse processo.
II. No início da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades na região Sudeste. Esse fenômeno está associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa região.
III. Num mundo cada vez mais globalizado, há um reforço do papel de comando de algumas cidades globais na rede urbana mundial, como é o caso de São Paulo, importante centro de serviços especializados.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

11. Uece Leia com atenção as afirmativas a seguir:

I - As regiões metropolitanas brasileiras são vistas como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza; são lugares de aglomeração urbana, concentração demográfica e centralização das atividades secundárias e terciárias da economia;
II-A metropolização faz parte do fenômeno da urbanização brasileira, que expressa tendências importantes, tais como, o espraiamento de algumas metrópoles e a inserção de novos municípios nas aglomerações metropolitanas;
III-A despeito do planejamento realizado pelos governos militares nos anos 70, responsáveis pela instituição de nove regiões metropolitanas em todo o Brasil, a Constituição Federal de 1988 transferiu a responsabilidade da criação e gestão metropolitana para as unidades da Federação, resultando num novo arranjo metropolitano brasileiro, composto por 26 regiões metropolitanas e três Regiões Integradas de Desenvolvimento - Rides.

São corretas:

a) I, II e III 
b) apenas I e II
c) apenas I e III 
d) apenas II e III

12. Uece A urbanização no Brasil ocorreu de modo acelerado nas últimas décadas do século XX, comprimindo no tempo um fenômeno que em outros países aconteceu lentamente. Considere as seguintes afirmações que tratam do processo da urbanização brasileira:

I. As indústrias tiveram papel central no crescimento das metrópoles, sobretudo aquelas localizadas no Sudeste.
II. As metrópoles brasileiras tornaram-se lugar da crise urbana, relevada pela precariedade do sistema de transportes e falta de moradia entre outros problemas que afligem a população de baixa renda.
III. No Nordeste, apesar da pobreza rural, a urbanização com industrialização promoveu um aumento no nível de renda dos trabalhadores.
IV. A extensão contínua dos grandes centros urbanos é definida por cidades que balizam regiões de agricultura moderna, como é caso de Ribeirão Preto em São Paulo.

Assinale o correto.
a) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
b) As afirmações I, II e III são as únicas verdadeiras.
c) As afirmações I, II e IV são as únicas verdadeiras.
d) Apenas as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

13. Uece A tradição nos estudos de geografia urbana no Brasil privilegiou a análise das áreas metropolitanas e o crescimento das grandes cidades. Recentemente, observa-se um crescente interesse pela compreensão das cidades médias e suas articulações no contexto regional e nacional. 

Assinale o correto.
a) No contexto da rede urbana, as cidades médias constituem-se como nós articuladores entre as pequenas cidades e seus distritos.
b) As cidades médias estão vinculadas, apenas, ao adensamento populacional uma vez que, na nova hierarquia urbana, o tamanho da população é mais importante que a posição da cidade.
c) As cidades médias são centros que oferecem bens e serviços com certo grau de especialização para o contexto regional em que estão localizados.
d) As cidades médias se caracterizam pela presença de inúmeros problemas ambientais, o que não ocorre com os centros metropolitanos.

14. UEG O intenso processo de urbanização no Brasil está relacionado à industrialização e ao êxodo rural-urbano desencadeado a partir de 1950, causando reflexos diretos e indiretos no espaço urbano. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são exemplos marcantes dessa intensa urbanização, apresentando graves problemas sociais, como surgimento de favelas e bairros clandestinos, falta de saneamento básico, aumento do desemprego e do emprego informal, crescimento da violência, etc. 

Em relação à temática, é CORRETO afirmar:

a) As migrações campo-cidade no Brasil vêm desempenhando espontaneamente, sem interferência compulsória ou mesmo planificadora do Estado, funções de extraordinária importância, como, por exemplo, o crescimento da população rural e a favelização.
b) Uma característica marcante no processo de urbanização é o crescimento das atividades primárias e secundárias, especialmente aquelas ligadas à economia informal.
c) A partir de 1990, observa-se uma nova tendência dos fluxos migratórios no Brasil, por causa, entre outros fatores, da redução nos postos de trabalho, do aumento da informalidade e do redirecionamento dos investimentos para as metrópoles.
d) O processo de urbanização no Brasil apresenta um padrão periférico, com formação de amplas manchas urbanas e concentração da população de baixa renda em áreas periféricas.

15. UFG 2007 A polarização que os centros urbanos exercem uns sobre os outros determina a hierarquia urbana, em escala nacional. Nessa perspectiva, a concepção de metrópole regional abrange:

a) extensas regiões, com influências que ultrapassam o limite estadual.
b) cidades menores e vilas dentro de um limite determinado pelo centro regional.
c) distritos, povoados, comunidades rurais e áreas vizinhas, no limite municipal.
d) todo o território nacional, direcionando a vida econômica e social.
e) centros regionais menores, com raio de ação inferior à esfera estadual.

16. UFPel 2007 De acordo com dados da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe), três em cada quatro pessoas na América Latina vivem em cidades e, destas, 44%, em favelas ou habitações precárias. O Brasil é um dos países mais urbanizados do mundo, com mais de 80% de sua população considerada urbana. Juntamente com o número de pessoas que buscam as cidades por causa das melhores ofertas de qualidade de vida, os problemas urbanos têm se multiplicado. 

Analise as seguintes afirmações.
I. A desigualdade regional na urbanização brasileira é bastante grande, apesar do acesso a serviços públicos de saneamento ser deficiente de maneira geral. Essa situação é mais grave na região Norte do que na Sudeste.
II. No interior das cidades, as desigualdades sociais expõem a exclusão, mas as periferias, apesar do seu crescimento desordenado, são dotadas de boas condições de infra-estrutura em saúde e segurança.
III. Uma das principais causas da expansão das favelas no Brasil é o êxodo rural; além disso, outro fato que faz crescer a população de favelados é a alta taxa de fecundidade, que normalmente é maior entre a população mais pobre.
IV. Uma nova lógica na organização da sociedade, impulsionada pelo maior número de fábricas, inovações econômicas, integração por transportes e telecomunicações, se refletiu no aumento das taxas de urbanização no Brasil, a partir da década de 1960.
V. A Constituição de 1988 do Brasil limita ao governo federal a competência para a criação de Regiões Metropolitanas, reconhecendo o processo de conurbação, pelo qual o crescimento de cidades vizinhas forma um só conjunto, compartindo da mesma malha urbana econômica e de infra-estrutura.
 
Estão corretas apenas as alternativas:

a) I, IV e V.
b) II, III e V.
c) II e IV.
d) I, III e IV. 
e) III e V.

17. PUC-RS 2005 Segundo a ONU, as decisões internacionais estão centralizadas conforme uma hierarquia urbana que contempla a organização do mundoglobal. Quanto a essa hierarquia, é correto afirmar, sobre as chamadas megacidades, que:

a) apresentam menos de cinco milhões de habitantes, porém possuem importante participação internacional.
nos aspectos culturais e financeiros.
b) são definidas por um critério quantitativo, pois nem todas apresentam recursos tecnológicos suficientes para centralizarem informações e serviços globais.c) são comparáveis às cidades globais por apresentarem as maiores sedes de empresas transnacionais.
d) estão localizadas na Ásia e na África, sendo caracterizadas como pólos articuladores do capital global.
e) concentram a maior parte da população no setor secundário da economia.

18. Com o advento da globalização, a economia internacional avança e, com ela, as metrópoles comandam espaços econômicos maiores, desenvolvendo-se de todas as formas: em número de habitantes, na prestação de serviços, na sofisticação da rede financeira e nos serviços de telecomunicações. Com essas transformações passaram a ser conhecidas como "cidades globais".

A respeito desse assunto, pode-se afirmar que são cidades globais:

a) Tóquio, Londres e Nova York.
b) Tóquio, São Paulo e Daca.
c) Londres, México e Lagos.
d) Zurique e São Paulo.
e) Karachi e Buenos Aires.

18. UEL " Cidades e regiões em todo o planeta estão sendo profundamente modificadas em suas estruturas e condicionadas em seus crescimentos econômicos pela ação combinada de três importantes processos históricos: revolução tecnológica, formação da economia global e a emergência de uma forma informacional de produção e gerenciamento , dizem Castells & Hall (1994). E, como resposta natural a este desafio no mundo em processo de globalização, surgem as Tecnópolises, sofisticadas áreas urbanas, envolvidas por regiões competentes para o desenvolvimento da indústria baseada em alta tecnologia".Fonte: BORBA, R. "A Cidade Cognitiva: proposição para o desenvolvimento local na era do conhecimento". 

Tese de doutoramento. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2000, p. 202. Disponível em: http://www.geocities.com/robinsonborba/CognitiveCity/. 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que caracteriza uma Tecnópolis:

a) Comprometidas com a questão ambiental, trazendo em seu bojo a esperança de um verdadeiro desenvolvimento sustentável, as Tecnópolises são a imagem da "Nova Economia" que apenas está começando a ser impressa em nossa sociedade: arquitetura com equilíbrio, edifícios envolvidos por um ar leve e agradável em meio a impecáveis paisagens, onde pessoas trabalham felizes em ambientes puros e saudáveis.
b) O desenvolvimento tecnológico empreendido em uma Tecnópolis visa a capacitar a economia regional tendo por objetivos: ampliar a base de postos de serviços qualificados mais bem remunerados; melhorar a competitividade pública e empresarial; aumentar a produtividade pública e empresarial.
c) Metas do desenvolvimento tecnológico somente serão alcançadas com ações isoladas. É essencial, para uma Tecnópolis, ter clara em sua meta uma estratégia de política tecnológica para construir uma inter-relação de parcerias fundamentalmente locais, aproximando oferta e demanda de tecnologia, informações, produtos e serviços.
d) Os efeitos sinergéticos da Tecnopólis refletem a consolidação de baixos investimentos, setorização dos especialistas e pesquisadores de diferentes áreas, adaptação dos projetos às necessidades supra-nacionais, independentemente de facilidades do acesso das empresas a profissionais e serviços oferecidos.
e) Caracterizada por uma gestão tecnológica compartilhada pela sociedade nacional e internacional, que conduz à criação de um complexo de atividades em um determinado espaço descentralizador, esta estrutura operacional é uma espécie de terceira via de uma Tecnópolis.

19. Uerj Observe os dados da tabela abaixo, que estão correlacionados com as mudanças na organização espacial metropolitana nas últimas décadas.


Podemos concluir que Nova York e Chicago são exemplos de cidades onde vem se acentuando o processo de:

a) terceirização 
b) periferização 
c) terciarização
d) hierarquização

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »